Grupo 4 -Material Dourado

O Material Douradoé um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial: desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores; fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;

Trabalhar com os sentidos da criança.
Trabalhar com sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo. Além disso, ajuda a contar e a calcular.

O material dourado é confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos que representam unidade, dezena, centena e milhar.
O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Com o material também podemos estudar as quatro operações fundamentais.
Manipulando suas peças da forma correta, é possível somar, subtrair, multiplicar e dividir sem grandes dificuldades. Também facilita no sistema de numeração decimal-posicional.
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta facilitando a compreensão, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento de raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
As primeiras atividades a serem propostas com o material dourado, têm como objetivo fazer com o que aluno perceba as relações entre as peças e compreenda a troca no sistema de numeração decimal.
Onde:
1 cubinho representa 1 unidade
1 barra equivale a 10 cubinhos (1 dezena ou 10 unidades)
1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades)
1 cubo equivale a 10 placas ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar, 10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).

Um comentário:

  1. O Material Douradoé um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
    Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial: desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores; fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;

    Trabalhar com os sentidos da criança.
    Trabalhar com sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo. Além disso, ajuda a contar e a calcular.

    O material dourado é confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos que representam unidade, dezena, centena e milhar.
    O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Com o material também podemos estudar as quatro operações fundamentais.
    Manipulando suas peças da forma correta, é possível somar, subtrair, multiplicar e dividir sem grandes dificuldades. Também facilita no sistema de numeração decimal-posicional.
    No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta facilitando a compreensão, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento de raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
    As primeiras atividades a serem propostas com o material dourado, têm como objetivo fazer com o que aluno perceba as relações entre as peças e compreenda a troca no sistema de numeração decimal.
    Onde:
    1 cubinho representa 1 unidade
    1 barra equivale a 10 cubinhos (1 dezena ou 10 unidades)
    1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades)
    1 cubo equivale a 10 placas ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar, 10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).

    ResponderExcluir